sábado, 16 de fevereiro de 2013

CONTEXTUALIZAÇÃO AULAS DE FLAMENCO 1 - TANGOS NO FLAMENCO

TANGOS no FLAMENCO

Os Tangos, como hoje são conhecidos no Flamenco, se originaram do chamado “tango americano: ritmo originário em Cuba com forte influência dos ritmos africanos e que chega aos portos da Andaluzia no meio do século XIX. Do ritmo americano original se originaram os tangos de Cádiz (depois Tanguillos) e os tangos americanos que incorporaram elementos flamencos e deram origem aos Tangos flamencos, como hoje os conhecemos.
Na época da chegada do tango americano à Andaluzia, muitos elementos musicais do flamenco se encontravam em estado de cristalização e os intérpretes tiveram neste ritmo uma forma interessante de representar elementos flamencos sobre compassos binários, numa divisão de dois ou quatro tempos, que representava uma novidade com relação aos demais ritmos que utilizavam predominantemente compassos de doze ou três tempos. Desta forma, o Tango Flamenco propriamente dito surgiu na virada do século XIX como o resultado de se adaptar alguns elementos de (*) jaleos Andaluzes de compasso ternário, e introduzi-los ao compasso quaternário do tango.
Os Tangos constituem um ritmo bastante rico e versátil, existindo muitas variações em suas interpretações nas diversas regiões por toda Andaluzia. Como regra comum o compasso quaternário bem marcado o cante usualmente alegre, algumas vezes sentimental e amargurado.

JALEOS
(*) Jaleos são palavras ou frases usadas para incentivar o bailarino, o cantor ou guitarrista. Nem sempre tem um significado ao pé da letra, mas sempre com objetivo de incentivar, animar e encorajar. Também usados como gritos de desafio.

Alguns jaleos:

Agua!
Anda!
Arsa!
Arte!
Asi se baila!
Asi se canta!
Asi se toca!
Ay!
Bonito braceo!
Dalé Salero!
Dale!
Eso es!
Eso!
Fuego!
Hassa!
Olé la gracia y el salero!
Olé!
Olé tu madre!
Que arte hija/o!
Que Gitana(o) / Guapa(o)
Que passa!
Que viva la madre que te pario!
Toma que toma!
Toma!
Toma ya!
Torero!
Vamo Gitana(o) / Guapa(o)
Vamo por Bulerias
Vamo por Fandangos
Vamo por Sevilla
Vamo por Tangos
Vamo’ ya!
Y no tiene novio/a?


Imagem e texto enviados pelo professor Ronaldo Monteforte


Nenhum comentário:

Postar um comentário